Transportes

ANA lamenta que Ryanair justifique retirada de voos com subida de taxas em aeroportos onde tem apoios

ANA lamenta que Ryanair justifique retirada de voos com subida de taxas em aeroportos onde tem apoios
Jason Cairnduff/Reuters

Presidente da Ryanair veio esta semana a Lisboa chamar à ANA "o monopolista francês", acusando a empresa de cobrar taxas "excessivas" para as quais diz "não haver justificação". A concessionária reagiu lamentando que a Ryanair utilize como justificação, para a sua decisão de reduzir voos, a atualização das taxas aeroportuárias

ANA lamenta que Ryanair justifique retirada de voos com subida de taxas em aeroportos onde tem apoios

Anabela Campos

Jornalista

A ANA - Aeroportos de Portugal lamentou que a Ryanair recorra ao argumento da atualização das taxas aeroportuárias para reduzir o número de voos na Madeira, Porto e Faro, realçando que houve “três anos de reduções consecutivas” nestes aeroportos. Na realidade, diz a concessionária em comunicado, as taxas médias propostas para 2024 são inferiores às de 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

A ANA reagiu assim às declarações do CEO (presidente executivo) da transportadora aérea Ryanair, Michael O’Leary, que na terça-feira anunciou a redução de um avião na Madeira e a diminuição do tráfego no Porto e em Faro devido ao aumento das taxas aeroportuárias.

Contestando as declarações do presidente da Ryanair, a ANA avançou com os seus argumentos, dando exemplos: no aeroporto da Madeira, onde a base da companhia de O´Leary beneficia de incentivos e "investimentos significativos" por parte da concessionária, "o aumento das taxas corresponde a aproximadamente um euro (...), já os bilhetes da Ryanair aumentaram quase 16 euros (+21%)" no verão deste ano face ao de 2022.

A ANA considera que a Madeira é “um dos destinos turísticos com maior potencial de desenvolvimento na Europa”, tendo registado um crescimento de 10% no verão de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para este indicador contribuíram companhias aéreas como a EasyJet, a Wizzair, a Azores Airlines e a Condor, complementa.

A concessionária realça ainda que, apesar da anunciada atualização das taxas aeroportuárias a partir de janeiro de 2024, “diversas companhias demonstram um grande interesse em continuar a desenvolver a conectividade na Madeira”.

A SATA (Boston e Toronto), EasyJet (Geneve and Basel), Jet2 (Liverpool e Belfast) e Wizzair (Roma) são algumas das companhias que já confirmaram novas rotas para o próximo verão de 2024, adianta.

A ANA destaca que esta situação acontece na altura em que, de acordo com um comunicado recente do ACI (Airport International Council) Europe, o aumento das tarifas praticadas pelas companhias aéreas na Europa é superior a 38% nos meses de verão (terceiro trimestre).

Indicando que os aeroportos portugueses estão no topo dos que mais crescem na Europa, liderando em termos de competitividade, a ANA assegura que “mantém o seu compromisso com as regiões para continuar a desenvolver a conectividade aérea, trabalhando em parceria e de forma equitativa com todas as companhias aéreas”.

A concessionária aeroportuária sublinha ainda que o produto das taxas é afeto a financiar a segurança, a eficiência operacional e a capacidade e o conforto dos aeroportos, recordando que decorrem intervenções nos vários aeroportos nacionais.

A ANA conclui que a proposta de taxas para 2024 insere ainda um mecanismo de incentivo às aeronaves com menores emissões de carbono, uma medida consonante com a política ambiental da ANA/Vinci Airports e a promoção da descarbonização do setor da aviação.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

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