Transportes

Carros elétricos: construção de 76 mil pontos de carregamento irá custar 1,5 mil milhões de euros

Carros elétricos: construção de 76 mil pontos de carregamento irá custar 1,5 mil milhões de euros
José Fernandes

Já no hidrogénio, cada estação de carregamento deverá custar cerca de seis milhões de euros, sendo que estão previstas 37 até 2030, de acordo com um estudo da Mobi.E

Carros elétricos: construção de 76 mil pontos de carregamento irá custar 1,5 mil milhões de euros

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

Para garantir o cumprimento das metas da mobilidade elétrica estimadas para Portugal até 2050, será necessário construir 76 mil novos pontos de carregamento, o que corresponderá a um investimento de cerca de 1,5 mil milhões de euros.

O objetivo é ter, até àquela data, uma rede nacional com um total de 82. mil pontos de carregamento, para carros elétricos, dos quais 76 mil são referentes a novos investimentos.

219 milhões de euros para o hidrogénio

Estas são algumas das principais conclusões de um estudo divulgado esta segunda-feira pela Mobi.E, a operadora da rede de carregamento para carros elétricos em Portugal, onde apurou ainda que, em matéria de rede de abastecimento de hidrogénio, será necessária a construção de 37 estações de serviço, até 2030, o que pode custar 219 milhões de euros – cerca de seis milhões de euros por cada unidade de abastecimento.

A incerteza associada ao futuro do hidrogénio “é ainda elevada”, de acordo com o estudo da Mobi.E, “ não havendo indicação por parte das empresas transportadoras ou distribuidores urbanos do caminho que seguirão relativamente à aquisição deste tipo de veículos”, até porque, sublinham os responsáveis do estudo, “a indústria ainda está a trabalhar no desenvolvimento de propostas comerciais interessantes”.

Poupança de 1,9 mil milhões

No apoio à mobilidade elétrica o país dispõe atualmente de 5.766 pontos de carregamento, tendo ultrapassado a meta intermédia de 5.250 que tinha sido definida para 2022. Até 2025, a expectativa é de aumentar esse valor para os 9.044, segundo a Mobi.E.

Quanto aos novos postos de carregamento previstos, a Mobi.E refere que irão permitir uma poupança de 3,3 milhões de toneladas de CO2, “o que representa um benefício económico de 1,9 mil milhões de euros”.

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