Exclusivo

Transportes

É mais caro percorrer 100 quilómetros num carro elétrico carregado na via pública do que num carro a gasóleo

É mais caro percorrer 100 quilómetros num carro elétrico carregado na via pública do que num carro a gasóleo

Claro que o carro elétrico não tem emissões poluentes, mas se as baterias forem carregadas na rede pública, fica 41 cêntimos mais caro que um carro a gasóleo. Só compensa se o carregamento for efetuado em casa

É mais caro percorrer 100 quilómetros num carro elétrico carregado na via pública do que num carro a gasóleo

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

Afinal, compensa ou não, o consumo de um carro elétrico, por cada 100 quilómetros percorridos, em comparação com um carro equipado com motor a combustão?

Sim, mas… depende do tipo de carregamento que efetuar. Porque, se o fizer na rede pública, onde o preço médio do kWh ronda os 0,51 euros, para fazer uma deslocação de 100 quilómetros poderá gastar, em média, 8,78 euros, enquanto que, num carro com motor a diesel, gasta 8,37 euros, ou seja, menos 41 cêntimos.

Durante alguns anos – na altura em que os carros elétricos começaram a chegar ao mercado, a partir de 2010/11- os carregamentos na rede pública até chegaram ser gratuitos mas, agora, já não é assim.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate