Transportes

Tesla vende mais carros elétricos em Portugal que os seus três concorrentes mais próximos juntos

Foto: Tesla
Foto: Tesla

Um em cada cinco carros vendidos em Portugal no mês de setembro foi elétrico. Entre janeiro e setembro já se venderam em Portugal 29.501 veículos elétricos. Um registo acima dos 21.744 vendidos no ano todo de 2022

Tesla vende mais carros elétricos em Portugal que os seus três concorrentes mais próximos juntos

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

A construtora norte-americana de carros elétricos Tesla já vendeu 6125 carros elétricos em Portugal desde o início do ano. Aliás, esta marca sozinha já conseguiu colocar no mercado nacional mais carros que as três concorrentes mais próximas, a BMW (com 2163 veículos elétricos), a Peugeot (2049) e a Volkswagen (1900). As vendas destas três marcas somadas perfazem 6112.

Os dados, divulgados esta quarta-feira pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UV), que baseia as suas análise nos números apurados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), indicam ainda que no mês de setembro – o último mês desta análise – a Tesla vendeu 354 carros em território nacional.

Mesmo se juntarmos as vendas de carros elétricos e híbridos, a Tesla mantém a liderança de vendas nos primeiros nove meses do ano, com as já referidas 6125 unidades. A BMW fica na segunda posição, com 6109 e a Mercedes no terceiro lugar, com 5662.

Se a contabilização das vendas até final de setembro incluir apenas carros híbridos, a liderança fica entregue à Mercedes, com 3948 unidades comercializadas. Segue-se a BMW, com 3946 e a Volvo, com 2265 híbridos comercializados no mercado português.

Entre janeiro e setembro foram vendidos em Portugal 29.501 carros 100% elétricos, ultrapassando já os 21.744 vendidos na totalidade do ano de 2022. Vendeu-se quase o dobro dos carros elétricos vendidos na totalidade de 2021 e mais do triplo dos comercializados em todo o ano de 2020.

De acordo com a UVE, um em cada cinco novos veículos ligeiros de passageiros vendidos em Portugal, no mês de setembro, era elétrico puro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate