O secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, estima que o processo de privatização da TAP fique concluído na primeira metade do próximo ano, segundo avançou o governante em entrevista ao “Jornal de Negócios” e Antena 1.
Sobre a hipótese de fechar a venda da TAP ainda este ano, João Nuno Mendes respondeu que “seria impossível, até porque é sempre uma transação de grande envergadura, dada a dimensão da empresa”.
“Diria que durante o primeiro semestre de 2024 será viável concluir a operação”, declarou o secretário de Estado das Finanças na mesma entrevista.
Antes de a operação avançar o Governo terá de aprovar o decreto-lei da privatização, o que deve acontecer em setembro, em Conselho de Ministros.
Embora os termos do processo não tenham sido ainda aprovados, vários potenciais compradores já começaram a preparar terreno, contratando assessores financeiros e jurídicos, como foi o caso da Air France KLM.
Este sábado o ministro das Infraestruturas enfatizou a recuperação da companhia aérea portuguesa. "Neste momento, como é público, o Governo encontra-se em fase de preparação do decreto-lei que vai enquadrar as condições de privatização e, sobre o interesse de diferentes companhias na TAP, queríamos apenas valorizar o facto de a TAP estar numa excelente trajetória de recuperação", afirmou João Galamba.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt