Transportes

Aeroporto em Santarém? "É longe", diz Galamba, prevendo mais 12 anos de Portela (e falando em mais interessados na TAP)

Aeroporto em Santarém? "É longe", diz Galamba, prevendo mais 12 anos de Portela (e falando em mais interessados na TAP)
MIGUEL A. LOPES

É a primeira vez que o ministro das Infraestruturas faz afirmações públicas sobre a localização do novo aeroporto, considerando "baixa" a probabilidade de Santarém ser a opção escolhida. Galamba antevê ainda mais de uma década de vida para o aeroporto de Lisboa e diz que além dos três grupos de aviação europeus há mais candidatos

Aeroporto em Santarém? "É longe", diz Galamba, prevendo mais 12 anos de Portela (e falando em mais interessados na TAP)

Anabela Campos

Jornalista

"A única coisa que posso dizer é que ainda vamos ter de viver muitos anos [com o aeroporto da Portela], não sei são 10 ou se são 12”, afirmou João Galamba num painel sobre "Mobilidade Sustentável”, na quarta edição da CNN Portugal Summit. E depois acrescentou: "pelo menos mais 12 anos". O número de anos de vida do aeroporto Humberto Delgado não representa uma surpresa, tem-se previsto que entre estudos, decisão de nova localização e construção será preciso esperar cerca de uma década. Por isso, até lá Lisboa vai manter-se como aeroporto principal do país. No entanto, é a primeira vez que João Galamba o afirma.

O ministro das Infraestruturas prevê ainda que a decisão sobre a localização do novo aeroporto seja tomada no primeiro semestre de 2024. É o prazo que está em cima da mesa, já que a Comissão Técnica Independente tem até ao final do ano para apresentar ao país as localizações em estudo hierarquizadas por ordem de importância. A decisão será depois política, e discutida entre o PS e o PSD, já que foi isso que foi acordado entre o primeiro-ministro, António Costa e o líder social-democrata, Luís Montenegro.

Comentando as possíveis localizações para o novo aeroporto, João Galamba foi duro com a opção Santarém, promovida pelo consórcio que tem Carlos Brazão e o grupo Barraqueiro como promotores, e é fortemente apoiado pelas autarquias da região. "Santarém é longe. Se acho que a probabilidade é alta? Não, é muito baixa", disse assertivamente o ministro das Infraestruturas.

A CTI tem neste momento em análise as opções Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém; Alcochete + Portela; Pegões, Rio Frio + Poceirão.

Em entrevista na CNN Portugal Summit, o ministro das Infraestruturas sublinhou que o Governo não está interessado em propostas para a privatização da TAP que impliquem a perda do hub (plataforma de distribuição) de Lisboa. E deixa claro que se na corrida pela TAP a proposta da IAG, grupo que agrega a Iberia e a British Airways, implicar a perda do hub de Lisboa, o governo “não vende”. “O hub de Lisboa é algo que queremos manter”, assegurou.

João Galamba afirmou ainda que há mais do que três potenciais candidatos à compra da TAP. “Além dos três grupos de aviação europeus há mais interessados”, avançou. A IAG, o grupo Air France/KLM e a Lufthansa estão entre os potenciais candidatos. Os dois primeiros estão já inclusive em Portugal no terreno. Há também fundos interessados, nomeadamente norte-americanos, como já noticiou o Expresso. "Há interessados fora do setor da aeronáutica. Entre o setor da aeronáutica e da energia", anunciou Galamba.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate