Trabalho

Salário médio subiu 2,3% em 2023

Salário médio subiu 2,3% em 2023

Excluindo o efeito da inflação, o salário médio bruto dos trabalhadores em Portugal cresceu 2,3% em 2023. Em dezembro, a subida foi maior nos privados que na Administração Pública

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador em Portugal aumentou em termos nominais 6,6%, para 1505 euros, em 2023, face ao ano anterior. Contudo, em termos reais (isto é, considerando o efeito da inflação) o aumento foi de apenas 2,3%, mostram os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Analisando apenas o último trimestre, a “remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 5,7%, para 1670” euros, face ao mesmo período de 2022, e em termos reais o aumento foi de 4%.

Os dados do gabinete estatístico mostram ainda que os ganhos foram maiores no privado do que na Administração Pública, quer em termos reais, quer em termos nominais.

“No sector institucional das Administrações Públicas observou-se um acréscimo homólogo de 5,1% na remuneração total média por trabalhador”, atingido os 2336 euros em dezembro de 2023, mas a nível real o aumento foi de 3,4%.

Já no setor privado, “as remunerações aumentaram de forma mais expressiva”, com uma subida de 6,3% a nível nominal e de 4,5% real, para 1544 euros.

Indústrias extrativas voltam a liderar ganhos

Por setor, os salários brutos variaram, em dezembro de 2023, entre os 975 euros nas atividades de “agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca” e 3674 euros nas atividades de “Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio”.

Face a dezembro de 2022, "os maiores aumentos relativos da remuneração total foram observados nas “indústrias extrativas” (10,0%) e nas “atividades administrativas e dos serviços de apoio” (8,3%), enquanto a menor variação homóloga positiva da remuneração total foi observada nas atividades de “eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio” (2,4%)". Já no trimestre anterior (julho a setembro), as indústrias extrativas tinham sido o setor com o maior aumento da remuneração.

Tendo em conta a inflação do mês, todos os setores registaram variações reais positivas dos salários.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate