2023 foi um ano com vários despedimentos em vários setores - banca, tecnológicas, e outras empresas - e, inclusive, em Portugal o ano acabou com o anúncio do futuro despedimento coletivo de 200 pessoas do grupo Global Media. E 2024 parece ir pelo mesmo caminho.
Esta semana foram noticiadas pelo menos dois despedimentos coletivos em duas empresas diferentes. Comecemos pelo Twitch - plataforma onde se transmitem videojogos ao vivo -, que faz parte da Amazon, que ficará sem 500 pessoas, cerca de 35% do pessoal total, segundo avançou a “Bloomberg”.
Em 2023 o grupo Amazon despediu mais de 27 mil pessoas, tornando-se a tecnológica que mais cortou empregos (pelo menos, até outubro).
A agência de notícias financeiras também noticiou que a Blackrock irá despedir 3% da força de trabalho total a nível mundial, o que se traduz num número de 600 trabalhadores.
Adicionalmente, a SwissPost (o serviço de correios suíço) anunciou que iria tentar reduzir os seus custos em 10% o que significará despedir 110 pessoas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt