Exclusivo

Sistema financeiro

Fórum do BCE em Sintra prepara-se para o "novo normal" de "uma era de transformação"

Christine Lagarde (BCE) e Jerome Powell (Fed)
Christine Lagarde (BCE) e Jerome Powell (Fed)
Mike Theiler/Reuters

Clima, tecnologia, convulsões geopolíticas deverão estar no centro do encontro de decisores de política monetária do Banco Central Europeu em Sintra, cuja 10.ª edição arranca esta segunda-feira. Além da cúpula do BCE, pioneiro a cortar juros, estará também presente Jerome Powell, dos EUA, até agora hesitantes no início de qualquer alívio

Começa esta segunda-feira, 1 de julho, o Fórum Banco Central Europeu (BCE), um encontro anual de decisores de política monetária, economistas e outros cargos de responsabilidade na vila de Sintra, no distrito de Lisboa. É o 10.º aniversário deste encontro que teve a sua versão inaugural em 2014, motivado pelo então presidente do banco central do euro, Mario Draghi.

Tal como na primeira edição, a 10.ª debate a “mudança”, mas a operar bem além dos limites da política monetária e com impactos muito mais profundos. Esta segunda-feira, Lagarde repete pela 5.ª vez o fórum de Sintra como presidente do BCE, também num mundo em convulsão, e tendo já às costas a crise pandémica e um surto inflacionista, espera-se, na sua fase final. O tema deste ano é “Política monetária numa era de transformação”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate