Segurança Social

E se pedir fatura ajudar a compor a sua reforma? Peritos estudam impacto

31 março 2023 23:37

Elisabete Miranda

Elisabete Miranda

textos

Jornalista

Com ou sem número de contribuinte? Faturas poderão vir a ter outras vantagens, além do IRS

getty images

Peritos estudam panóplia de soluções para complementar as pensões. Plafonamento está em avaliação, mas não avançará como proposta. Grupo de trabalho sofreu uma baixa

31 março 2023 23:37

Elisabete Miranda

Elisabete Miranda

textos

Jornalista

Pedir fatura com número de contribuinte é uma forma de obter descontos no IRS e de ajudar a combater a evasão fiscal mas, no futuro, poderá ter uma vantagem acrescida: reforçar o valor das pensões de reforma. A ideia tem vindo a germinar no grupo de peritos a quem o Governo encomendou o estudo sobre a sustentabilidade da Segurança Social e, dependendo do seu impacto orçamental, poderá vir a fazer parte da lista final de propostas que no final de julho chegará ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A quatro meses do final do calendário, os peritos ainda estão longe de um esboço definitivo do ‘livro verde’ que entregarão a Ana Mendes Godinho mas é certo que, além de propostas para reforçar o sistema previdencial (o que resulta dos descontos diretos dos trabalhadores) avançarão também com sugestões para incentivarem cidadãos, empresas e Estado a apostarem nos regimes complementares — isto é, em soluções para reforçar o valor da pensão ‘oficial’. Uma das ideias em cima da mesa, sabe o Expresso, passa por desviar uma parte do IVA para uma conta individual, ficando o valor a capitalizar até à altura da reforma.