Observatório das Empresas

O método de Silicon Valley para detetar oportunidades de negócio

As oportunidades de negócio são vastas e podem ser aplicadas às mais diversas indústrias. John Hagel expõe algumas sugestões de práticas que as empresas podem adotar para obter melhores resultados no curto e longo prazo.

John Hagel é responsável, há 12 anos, por investigar e dar a conhecer às empresas as oportunidades de negócio que estão a perder, através do seu trabalho como diretor do Center for the Edge da Deloitte & Touche. Após um estudo das empresas tecnológicas mais bem-sucedidas, o seu centro identifica oportunidades emergentes em qualquer tipo de indústria. De acordo com Hagel, estas empresas bem-sucedidas adotam uma visão estratégica específica, dividida num plano a longo prazo e num plano a curto prazo, tendo em vista alcançar objetivos concretos. O diretor do centro da Deloitte analisa a estratégia empresarial e o novo conceito de liderança das empresas mais prósperas de Silicon Valley.

Depois de estudar Direito Corporativo e Estratégia de Negócios em Harvard, John Hagel passou por empresas como a Atari e a McKinsey & Company e, posteriormente, estabeleceu-se como consultor por conta própria. Nos seus quase 40 anos de experiência em Silicon Valley, Hagel ajudou inúmeros executivos a antecipar e a gerir oportunidades de negócio emergentes. Desde 2007, é o fundador e diretor do Center for the Edge da Deloitte, para além de continuar a publicar livros sobre estratégias de negócios, marketing, liderança, entre outros temas.

Entrevista: Daniel Riobóo | Realização: Aitor Saavedra | Edição: Mikel Agirrezabalaga | Som: Mr Peaks | Produção: Mónica Suárez e Mariel Carrillo | Animação: Marius Cirja e Manu Díaz

Vodafone Business – Observatório das Empresas

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate