Observatório das Empresas

Como reinventar um negócio através do digital

A TomTom reinventou-se, deixou de vender ao consumidor final e começou a vender a empresas, trabalhando ainda em colaboração com os governos para lhes facilitar a gestão do tráfego e melhorar a mobilidade nas cidades.

No mundo digital, a disrupção é uma constante. A TomTom também foi disruptiva, embora, segundo Carlo van de Weijer, atualmente seja mais uma empresa de software e dados do que uma empresa de dispositivos de navegação, muitas das suas soluções estão nos nossos smartphones e automóveis. Assim, a empresa tecnológica holandesa reinventou-se, deixando de vender ao consumidor final para vender a empresas e, inclusivamente, colaborando com os governos para lhes facilitar a gestão do tráfego. Para Carlo, a geolocalização desempenha um papel fundamental na área da mobilidade e os dados acabarão por ter mais valor do que os próprios veículos que conduzimos.

CARLO VAN DE WEIJER

Após estudar na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Carlo van de Weijer fez o seu doutoramento em Mecânica na Universidade Técnica de Graz. Trabalhou na TNO Automotive e na Siemens até entrar para a TomTom em 2007. Nesta empresa holandesa, assumiu diversas responsabilidades e, atualmente, é consultor de transporte inteligente, atividade profissional que concilia com a docência na Universidade de Tecnologia de Eindhoven e na Singularity University.

Entrevista: Daniel Riobóo | Realização: Aitor Saavedra | Edição: Mikel Agirrezabalaga | Som: Mr Peaks | Produção: Mónica Suárez e Mariel Carrillo | Animação: Marius Cirja e Manu Díaz

Vodafone Business – Observatório das Empresas

Relacionados

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate