Observatório das Empresas

Inteligência artificial para fidelizar clientes à marca

O estudo "A Reinvenção da Lealdade" pretende reforçar o conhecimento sobre a lealdade dos consumidores às marcas através da utilização de ferramentas de inteligência artificial. As tecnologias preditivas permitem a interação baseada na informação, possibilitando prever o que os clientes querem ou não querem e como preferem interagir com a marca.

As tecnologias preditivas permitem a interação baseada na informação. O estudo "A Reinvenção da Lealdade" pretende reforçar o conhecimento sobre a lealdade dos consumidores às marcas através da utilização de ferramentas de inteligência artificial. Para isso, procedeu-se a entrevistas com especialistas, trabalho de investigação, utilização de um "chatbots" de fidelidade com os consumidores, workshops e um inquérito a 5.000 consumidores na Alemanha, França, Reino Unido, Benelux e países nórdicos, bem como a 150 CMOs destas cinco regiões. As conclusões permitiram identificar como é possível utilizar a informação dos consumidores para criar interações mais significativas e, desse modo, prever o que querem ou não querem e como desejam interagir com a marca.

Chris Brauer

Chris Brauer tem um longo percurso no mundo académico e da consultoria. É, desde 2012, Diretor de Inovação no Goldsmiths College da Universidade de Londres, dedicado ao ensino e à investigação de disciplinas criativas, culturais e cognitivas. A sua especialização é a análise de estudos empíricos sobre o cruzamento entre tecnologias emergentes, o comportamento humano, a ética, o empreendedorismo, a governança e a inovação, bem como o seu impacto no nosso modelo socioeconómico e cultural.

Entrevista: Daniel Riobóo | Realização: Ben Gordon | Edição: Mikel Agirrezabalaga | Som: Mr Peaks | Produção: Mónica Suárez e Mariel Carrillo | Grafismo: AXT | Animação: Marius Cirja e Manu Díaz

Vodafone Business – Observatório das Empresas

Relacionados

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate