A venda do Jornal de Notícias (JN), TSF, O Jogo e outros meios de comunicação social do grupo Global Media foi concretizada esta terça-feira após uma maratona negocial que foi sofrendo avanços e recuos. E com a assinatura do contrato, foi também concretizada a compra por Marco Galinha dos 51% da Páginas Civilizadas detidos pelo fundo de investimento World Opportunity Fund.
O empresário, proprietário do grupo BEL, detém os restantes 49% desta empresa que por seu lado controla a Global Media, com 50,25% e recuperará assim o controlo da ‘nova’ Global Media, que estava nas mãos do fundo de investimento sedeado nas Bahamas e do qual ainda hoje pouco se sabe.
O negócio, estimado em 16,5 milhões de euros, foi sendo adiado várias vezes e nesta última fase estavam em causa as notificações obrigatórias por lei aos trabalhadores e aos delegados sindicais para que a venda pudesse concretizar-se. Foi preciso comunicar a operação a cada trabalhador e também aos delegados sindicais do grupo.
O JN, TSF e O Jogo passam assim para a alçada de uma nova empresa, a Notícias Ilimitadas, controlada em 70% pela Verbos Imaculados, que por seu lado é detida por quatro investidores - as empresas Ilíria – Serviços de Consultoria e Gestão, com 35%, Parsoc – Investimentos e Participações, com 30% e Mesosystem, com 15%, e ainda, com 20%, o jornalista Domingos de Andrade, atual diretor-geral da TSF e diretor-geral editorial das restantes marcas vendidas.
Os restantes 30% da Notícias Ilimitadas ficarão com a Global Media. Dos 70% haverá ainda 9% que serão atribuídos aos trabalhadores do novo grupo através de uma cooperativa que ainda será criada.
O negócio foi confirmado pela Global Media num comunicado em que refere que fará parte do capital social da Notícias Ilimitadas, “dando corpo ao objetivo de estabelecimento de uma parceria sólida, assente em sinergias estratégicas, capaz de enfrentar os desafios futuros, honrando a história e a memória das marcas que são património de Portugal”.
Além do JN, O Jogo e 90% da TSF (10% ficarão diretamente na Global Media) transitarão para a Notícias Ilimitadas as marcas JN História, Notícias Magazine, Evasões, Volta ao Mundo, Delas.pt e N-TV. A Global terá 30% da Notícias Ilimitadas e manterá as participações que atualmente tem nos outros títulos - Diário de Notícias (DN), Açoriano Oriental, Diário de Notícias da Madeira, Motor 24, Men’s Heath e Women’s Health.
Aguarda-se também a qualquer momento que o Estado avance com a compra das posições de 22,35% da Páginas Civilizadas e de 23,36% da Global Media na agência Lusa, operação que foi considerada “prioritária” pelo Governo e em que já há acordo entre as partes, faltando apenas a transferência do dinheiro.
A entrada de fundos na Global servirá para a empresa finalmente regularizar as dívidas acumuladas nos últimos meses – nomeadamente os colaboradores externos estão com dois meses de pagamentos em atraso, abril e maio, e estão ainda por pagar os subsídios de Natal.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PLima@expresso.impresa.pt