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Calçado: seguir a pegada italiana no luxo dá a Portugal mais 1,2 mil milhões nas exportações, mostra estudo da EY Parthenon

Calçado: seguir a pegada italiana no luxo dá a Portugal mais 1,2 mil milhões nas exportações, mostra estudo da EY Parthenon
Ugo Camera

Indústria portuguesa de calçado tem nova estratégia para crescer: Concorrer com Itália no segmento de luxo. “A qualidade dos nossos produtos tem de atingir patamares superiores”, defende APICCAPS

Calçado: seguir a pegada italiana no luxo dá a Portugal mais 1,2 mil milhões nas exportações, mostra estudo da EY Parthenon

Carlos Esteves

Jornalista infográfico

As contas são fáceis de fazer. Em 2013, havia 12,1 euros a separar o preço médio na exportação por par de sapatos entre Portugal e Itália. Em 2023, a diferença passou a ser de 38,9 euros. Enquanto o Made in Italy ganhou em média 88% por par na última década, ao saltar dos 35,4 euros para os 66,6 euros, o Made in Portugal ficou pelos 19% (23,3 euros vs 27,7 euros).

É verdade que o registo nacional de 27,7 euros por par é o segundo preço médio mais alto do mundo, apenas batido por Itália. Mas também é verdade que “a diferença entre os dois países é grande“.

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