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Calçado nacional procura negócios em Milão: a resistência dos sapatos portugueses em sete números

Calçado nacional procura negócios em Milão: a resistência dos sapatos portugueses em sete números
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Para um setor exportador como o calçado, “a promoção comercial externa é decisiva”, diz a associação APICCAPS, de partida para Milão com 73 empresas portuguesas em busca de novos negócios na Micam, uma das mais importantes feiras de calçado do mundo

A fileira portuguesa de calçado está de volta a Milão, com 73 empresas prontas a trabalhar para conquistar encomendas e manter a dinâmica exportadora do sector na Micam, a maior feira de calçado do mundo (que começa no próximo domingo, 17 de setembro), na Mipel, dedicada aos acessórios, e na Lineapelle, especializada em curtumes e componentes.

Entre o mito do reshoring (transferência de fábricas para o país de origem em nome da redução dos custos de transporte e de ganhos na eficiência logística), o crescimento das exportações e o domínio asiático na produção, mas também no consumo, há sete números que ajudam a perceber o estado atual do setor do calçado nacional. Na Europa “só Portugal resiste”, defende a associação sectorial APICCAPS.

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