Sete fabricantes de automóveis unem-se para criar uma rede de carregamento de alta potência na América do Norte
José Fernandes
Não é frequente vermos tantos fabricantes juntos em torno de um objetivo, mas é isso que vai acontecer com a BMW, GM, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz e Stellantis. Vão criar uma aliança sem precedentes no domínio das redes de carregamento
Sete dos principais fabricantes de automóveis do mundo - BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz Group, Stellantis NV - estão a criar uma joint venture para acelerar a transição para os veículos elétricos na América do Norte, tornando o carregamento deste tipo de automóveis mais conveniente, acessível e fiável.
O objetivo é instalar pelo menos 30.000 pontos de carregamento de alta potência em locais urbanos e em autoestradas para garantir que os clientes possam carregar quando e onde precisarem, pode ler-se num comunicado emitido esta quinta-feira por um dos grupos do consórcio, o Stellantis, liderado pelo gestor português Carlos Tavares. A abertura das primeiras estações está prevista para o verão de 2024.
O mesmo documento refere que os novos postos de carregamento estarão acessíveis a todos os veículos elétricos de qualquer fabricante de automóveis que utilizem o Combined Charging System (CCS) ou o North American Charging Standard (NACS) e deverão cumprir os requisitos do programa da U.S. National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI).
“A joint venture tem por objetivo tornar-se a principal rede de postos de carregamento fiáveis de alta potência na América do Norte. Prevê-se que as primeiras estações sejam abertas nos Estados Unidos no verão de 2024 e no Canadá numa fase posterior. Cada local será equipado com vários carregadores de corrente contínua de alta potência, facilitando as viagens de longa distância para os clientes”, refere ainda o comunicado.
Em conformidade com as estratégias de sustentabilidade dos sete fabricantes de automóveis, a aliança tenciona alimentar a rede de carregamento exclusivamente com energias renováveis.
As estações ficarão situadas em locais “convenientes, oferecendo cobertura sempre que possível e comodidades como casas de banho, serviços de alimentação e operações de venda a retalho nas proximidades ou dentro do mesmo complexo”, referem os responsáveis da Stellantis envolvidos no projeto.
Prioridade para áreas metropolitanas e grandes autoestradas
Os planos iniciais preveem a instalação de estações de carregamento nas áreas metropolitanas e ao longo das principais autoestradas, incluindo corredores de ligação e rotas de férias, “com o objetivo de oferecer uma estação de carregamento onde quer que as pessoas possam escolher para viver, trabalhar e viajar”, refere ainda o comunicado.
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, em julho de 2023 existiam 32.000 carregadores rápidos disponíveis para o público nos Estados Unidos para serem utilizados por 2,3 milhões de veículos elétricos, uma proporção de 72 veículos por carregador.
O NREL (National Renewable Energy Laboratory) estima que serão necessários 182.000 carregadores rápidos para suportar entre 30 e 42 milhões de veículos plug-in previstos para 2030 naquela zona do globo.