Depois da Alemanha, também a Itália se revela contra o fim dos carros poluentes na Europa
Horacio Villalobos
Berlim e Roma levantam objeções às regras que foram acordadas pelos Estados membros no ano passado – contra a venda de carros a gasóleo e a gasolina a partir de 2035 - e que Bruxelas pretendia aprovar em definitivo já na próxima semana
Três dias depois de a Alemanha ter dito que não irá apoiar a venda de carros novos equipados com motores a combustão (a gasolina e a gasóleo) a partir de 2035 – como tinha sido definido por Bruxelas – é agora a vez de a Itália também se opor.
De acordo com o Financial Times (FT), as regras deveriam ser aprovadas na próxima semana mas, “numa reviravolta”, os governos alemão e italiano “frustraram o processo”, o que, segundo o mesmo jornal, deverá resultar no adiamento indefinido da votação de Bruxelas na próxima sexta-feira. “Os dois países querem isenções à proibição em todo o tipo de carros que possam funcionar com recurso a combustíveis sintéticos, praticamente neutros em carbono”.
A mudança de posições da Alemanha e da Itália, numa fase tão avançada de todo este processo, “provocou raiva entre outras capitais europeias”, que olham para aquela mudança como uma ameaça à credibilidade da UE em matéria de legislação ambiental, frisa ainda o FT.
Recorde-se que os pressupostos da nova legislação já haviam sido acordados entre os Estados membros da EU no ano passado e foram aprovados pelo Parlamento Europeu em meados de fevereiro.
O caminho para a descarbonização do sector automóvel pode ser mais lento do que os políticos desejam, porque nem toda a indústria está preparada
Entre os grandes produtores europeus de automóveis, apenas a França ainda não mudou de opinião sobre a proibição em causa. No entanto, a Polónia já deu a entender que também pode votar contra a lei e a Bulgária deverá abster-se.
Até agora, Portugal mantém a sua posição, que é favorável à proibição da comercialização de carros equipados com motores a combustão a partir de 2035. Isto apesar de as quatro marcas que atualmente produzem veículos automóveis em território nacional apenas fabricarem carros, em grande escala, movidos a gasolina e a gasóleo, com destaque para a Autoeuropa, em Palmela, de onde saíram cerca de 230 mil unidades em 2022 do modelo Volkswagen T-Roc.
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