Empresas

Sonae Capital Industrials compra a portuguesa BeyondComposite, especializada em materiais para soluções de mobilidade

Miguel Gil Mata, presidente executivo da Sonae Capital Industrials
Miguel Gil Mata, presidente executivo da Sonae Capital Industrials
D.R.

Fundada por investigadores da Universidade do Minho, a BeyondComposite desenvolve soluções para aplicações na mobilidade e é, a partir de agora, controlada pela Sonae Capital Industrials, uma empresa da família Azevedo

A Sonae Capital Industrials comprou uma participação maioritária na BeyondComposite, uma pequena empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e produção de materiais compósitos avançados para aplicações na mobilidade, como novos materiais para reforçar a segurança de ambulâncias em zona de conflito.

O valor do negócio não foi divulgado, mas a Sonae Capital Industrials passa a controlar cerca de dois terços do capital da BeyondComposite, fundada por investigadores da Universidade do Minho e especializada em materiais de alta performance.

“Este investimento enquadra-se na estratégia da Sonae Capital Industrials de apostar em empresas com tecnologias inovadoras e sustentáveis, permitindo à BeyondComposite contar com os recursos necessários para acelerar o seu crescimento e potenciar a sua atividade em Portugal e no exterior”, refere a empresa do universo Efanor em comunicado divulgado esta sexta-feira.

Um milhão em vendas

A empresa que agora entra no portefólio da família Azevedo desenvolve produtos como componentes para autocarros e comboios, mas também trabalha no segmento da defesa, “com materiais de proteção para pessoas e bens, ajudando a salvar vidas”, diz o comunicado. Em causa estão, por exemplo, soluções alternativas à blindagem convencional que reforçam a proteção das ambulâncias em cenário de conflito.

Com duas dezenas de trabalhadores e um volume de negócios anual na ordem do milhão de euros, mais de 90% relativo à exportação de bens e serviços, a BeyondComposite trabalha em parceria com empresas e organizações nacionais e internacionais, utilizando “materiais sustentáveis como a madeira e seus derivados”, bem como “polímeros de alto desempenho”.

“Estamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis, criando empresas líderes nos seus sectores", diz Miguel Mata Gil, presidente executivo da Sonae Capital Industrials sobre este negócio com uma empresa que o seu grupo já conhecia, uma vez que a Surforma é parceira da BeyondComposite em alguns projetos que envolvem painéis laminados.

“Oportunidade única”

“Este investimento vai permitir à BeyondComposite alavancar o seu crescimento, levando as suas soluções inovadoras a um número crescente de clientes em todo o Mundo, e reforçar o nosso portefólio com uma empresa de enorme potencial que possui conhecimento e capacidade para revolucionar a indústria de materiais compósitos avançados”, acrescenta o gestor.

Do lado da Beyond Composite, Fernando Cunha, que vai manter o cargo de presidente executivo, destaca que a aquisição “representa uma oportunidade única para acelerar o crescimento e expandir a presença global. Queremos potenciar o desenvolvimento da BeyondComposite no mercado nacional e internacional, consolidando o seu papel como uma entidade de referência em engenharia, desenvolvimento e produção de materiais avançados e sustentáveis para aplicações em mobilidade e defesa”.

A Sonae Capital Industrials reúne um portefólio de empresas de base industrial e tecnológica que já foram do domínio da Sonae Indústria e da Sonae Capital, designadamente a Tafisa Canadá, a Surforma, a Capwatt e a Adira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate