Exclusivo

Empresas

Alimentação: do colagénio aos sabores exóticos, conheça 10 tendências que o sector agroalimentar prevê para este ano

Os frescos e a origem vegetal são valorizadas pelo consumidor, mas a inovação e sabor exótico também
Os frescos e a origem vegetal são valorizadas pelo consumidor, mas a inovação e sabor exótico também
Tanja Ivanova

O efeito surpresa está a marcar cada vez mais a oferta de alimentos e bebidas. Numa simples dentada pode caber muita coisa e a saúde ordena cada vez mais

O que procura o consumidor quando prova um produto da Corial, a primeira startup portuguesa a comercializar produtos alimentares com insetos? “O que nos traz mais consumidores é a inovação”, responde Guilherme Pereira, um dos fundadores da empresa, certo de que a descoberta de algo novo é o principal motor de um negócio onde fatores como o sabor, o valor proteico dos alimentos ou a sustentabilidade também pesam.

Se o consumidor continua preocupado com o aumento dos preços dos alimentos e o foco da procura está cada vez mais nos frescos, na origem vegetal, nos benefícios para a saúde física e mental, as texturas crocantes, os sabores exóticos, a experiência sensorial diferenciada numa simples dentada também pesam cada vez mais na hora de fazer compras.

Estas são algumas conclusões do estudo sobre as 10 tendências alimentares para 2025 que a consultora internacional Innova Market Insights fez para a PortugalFoods, associação que gere o Portuguese Agrofood Cluster. E estão em linha com a experiência relatada pelo fundador da Corial.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate