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CTT compram empresa espanhola por €91 milhões para reforçar negócio da logística de encomendas

CTT compram empresa espanhola por €91 milhões para reforçar negócio da logística de encomendas
António Pedro Ferreira

A empresa portuguesa de correios anunciou a compra da espanhola Cacesa, presente em vários países, reforçando o seu negócio de logística de encomendas do comércio eletrónico

CTT compram empresa espanhola por €91 milhões para reforçar negócio da logística de encomendas

Miguel Prado

Editor de Economia

Os CTT anunciaram esta quarta-feira um acordo para a aquisição da totalidade do capital da Cacesa, empresa espanhola de desalfandegamento, numa transação que avalia os ativos da empresa adquirida em 91 milhões de euros.

A aquisição foi efetuada por um múltiplo de 5,5 vezes o EBIT (resultado operacional) da Cacesa, indicou a empresa portuguesa em comunicado. A compra será paga com recurso a financiamento bancário, mas os CTT não revelaram quais os bancos financiadores.

“A transação será implementada após obtida a devida aprovação ao abrigo dos requisitos legais aplicáveis ao controlo de concentrações. Prevê-se que fique concluída em março ou abril 2025”, explicam os CTT.

O negócio permitirá à empresa portuguesa reforçar as suas operações na logística de encomendas, tirando partido de uma crescente atividade do comércio eletrónico a nível global.

Os CTT estimam que “as principais sinergias em termos de receitas deverão crescer com a expansão dos serviços de distribuição de última milha e da integração com os processos aduaneiros dos CTT”.

“Espera-se que as sinergias de custos se materializem através do aumento da eficiência nas operações de tratamento aduaneiro e da eliminação de duplicações de gastos gerais”, notam os CTT.

A Cacesa está presente em 15 países, sendo Espanha, Itália, Bélgica e Polónia os principais. Em 2023 a empresa espanhola faturou 92 milhões de euros, mais 69% do que no ano anterior.

“Trata-se de um passo natural para reforçar o papel cada vez mais relevante dos CTT em todas componentes da cadeia de valor do comércio eletrónico, do envio à devolução, fortalecendo as relações comerciais com clientes de todo o mundo”, comentou o presidente executivo dos CTT, João Bento, citado no comunicado.


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