Empresas

Comissão Europeia diz ter exposição de 313 milhões de dólares a empréstimos à Northvolt

Uma das unidades industriais da Northvolt na Suécia.
Uma das unidades industriais da Northvolt na Suécia.
D.R.

Bruxelas garantiu “vários empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) à fábrica de baterias da Northvolt”, num valor de 313 milhões de dólares (297 milhões de euros)

A Comissão Europeia disse esta segunda-feira ter uma exposição aos empréstimos do BEI à empresa sueca de células para baterias de veículos elétricos Northvolt no valor de 313 milhões de dólares (297 milhões de euros).

O executivo comunitário garantiu “vários empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) à fábrica de baterias da Northvolt”, num valor de 313 milhões de dólares (297 milhões de euros ao câmbio de hoje) do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, referiu a porta-voz para os assuntos Económicos e Financeiros, Veerle Nuyts, na conferência de imprensa diária.

A porta-voz explicou que Bruxelas dá garantias a vários empréstimos resultando cada uma numa exposição pela Comissão, coberta pelo orçamento da União Europeia.

A Northvolt, parceira da Galp para a refinaria de lítio em Setúbal, anunciou em 22 de novembro ter apresentado um pedido de proteção contra a falência nos Estados Unidos da América, referindo que é mantida a fábrica da Suécia a operar.


Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate