Dois anos e três meses após ter assumido o cargo, António Horta Osório renunciou ao cargo de vice-presidente do grupo Impresa pela “impossibilidade” de conciliar a sua atividade internacional com a função que desempenhava na dona da SIC e do Expresso. Para o seu lugar entra Pedro Barreto, que até fevereiro deste ano era administrador executivo do banco BPI.
“António Horta Osório transmitiu-nos a sua impossibilidade em desempenhar, com a regularidade e presença desejadas, as suas funções de vice-presidente. Percebemos a sua situação e tomámos esta decisão em conjunto, em benefício de ambas as partes”, esclarece, em comunicado, Francisco Pedro Balsemão, presidente executivo da Impresa, que continuará a contar com Horta Osório como conselheiro (senior advisor).
No mesmo comunicado, o gestor português de 60 anos justifica a saída da vice-presidência: “a minha atividade internacional impede-me de continuar a acompanhar com a mesma regularidade dos últimos anos a Impresa”.
Desde que saiu do banco Credit Suisse, no início de 2022, António Horta Osório assumiu cargos na administração de várias empresas portuguesas. Além da Impresa, é presidente não executivo da farmacêutica Bial, integra a administração do grupo José de Mello e a da Fundação Champalimaud.
No final do ano passado, o Financial Times deu conta de que o fundo de private equity Warburg Pincus se tinha juntado a Horta Osório, para a compra de ativos de telecomunicações da Altice Portugal por 6 mil milhões de euros.
Atualmente, assume funções como conselheiro da empresa de private equity Cerberus e do banco italiano Mediobanca. Também administrador da INPAR e conselheiro da Precision Capital, uma holding do Sheik Al- Thani, no Qatar. No verão passou a estar no Conselho de Administração da Teya, uma empresa de serviços financeiras de Londres que tem também presença em Portugal, dedicada a pequenas e médias empresas.
Pedro Barreto, que ocupará a vice-presidência da Impresa, tem 36 anos de experiência no banco BPI, 20 dos quais como membro executivo do conselho de administração. Foi vice-presidente do BCI Moçambique durante mais de 10 anos e membro do conselho de administração da SIBS, Unicre e Allianz entre 2014 e 2017. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.
“Foi um desafio que aceitei, naturalmente, com muito gosto. O setor dos media passa por um período de desafios relevantes, mas também há oportunidades a explorar. O papel da comunicação social, e em particular do grupo Impresa, na sociedade portuguesa, é um fator determinante para encarar esta nova etapa com entusiasmo”, aponta Pedro Barreto.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: galmeida@expresso.impresa.pt