Empresas

Lucro da McDonald's disparou 37% no ano passado

Lucro da McDonald's disparou 37% no ano passado
Matt Cardy/Getty Images

Ajustes em alta nos preços e aumento das vendas melhoraram o resultado anual da McDonald's. No quarto trimestre, porém, as receitas da cadeia de restaurantes sofreram o impacto negativo da guerra no Médio Oriente

O lucro da McDonald's aumentou 37% em 2023 em relação ao ano anterior, para os 8,47 mil milhões de dólares (cerca de 7,85 mil milhões de euros ao câmbio atual), anunciou esta segunda-feira, 5 de fevereiro, a cadeia norte-americana de restauração rápida.

Os resultados operacionais cresceram 24% para os 11,65 mil milhões de dólares (10,8 mil milhões de euros) graças ao aumento das vendas e de ajustes nos preços.

As vendas comparáveis a nível global aumentaram 9%, com crescimentos em todos os mercados; quer o norte-americano, quer as lojas operadas a nível internacional diretamente pela empresa ou através de franquias.

As receitas da McDonald's aumentaram 10% para os 25,49 mil milhões de dólares (23,63 mil milhões de euros).

No quarto trimestre de 2023, o lucro da empresa norte-americana aumentou 7% para os 2,04 mil milhões de dólares (1,89 mil milhões de euros); com um aumento de 8% das receitas para os 6,41 mil milhões de dólares (5,51 mil milhões de euros).

A empresa disse que as vendas no Médio Oriente pesaram no desempenho deste trimestre devido ao conflito em curso entre Israel e o Hamas, tendo o segmento de mercados a operar sob licença aumentado as receitas em apenas 0,7%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate