Empresas

NOS e Vodafone anunciam novo acordo de partilha de fibra

NOS e Vodafone anunciam novo acordo de partilha de fibra
picture alliance/getty images

A NOS e a Vodafone anunciaram o desenvolvimento e a partilha de rede de fibra que permitirá a ligação de 1,1 milhões de casas

A NOS e a Vodafone vão desenvolver e partilhar fibra escura que permitirá a ligação de 1,1 milhões de casas, anunciaram as duas operadoras esta terça-feira, 16 de janeiro. Tendo em conta o acordo com o mesmo fim celebrado em 2017, este novo acordo significa que a fibra operada pelas duas operadoras de telecomunicações ligará cerca de 3,9 milhões de casas.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a NOS informa que as duas operadoras “celebraram um acordo de desenvolvimento e partilha recíproca de fibra escura que abrangerá cerca de 1,1 milhões de casas a nível nacional.”

“Com este acordo, e considerando o acordo com o mesmo objeto já celebrado entre as partes em 2017, a NOS e a Vodafone Portugal passarão a partilhar o acesso em fibra a cerca de 3,9 milhões de casas”, descreve a empresa.

As operadoras anunciaram em 2017 um acordo de desenvolvimento conjunto de fibra escura e a partilha de 200 torres móveis, nos mesmos moldes do atual.

“A parceria implica a partilha de um valor equivalente de investimento e pressupõe que as duas empresas mantêm total autonomia no desenho das ofertas comerciais, bem como na escolha das soluções tecnológicas que decidam vir a implementar”, segundo a NOS.

“Está igualmente assegurada a total independência das empresas na gestão da base dos clientes, bem como a confidencialidade no tratamento da informação dos consumidores”, acrescenta a empresa.

“A partilha destas informações cria condições para uma maior dinamização do mercado, ao criar mais concorrência e ao permitir a disponibilização de serviços de elevada qualidade e mais escolha a um número cada vez maior de cidadãos e empresas”, defende ainda a NOS.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate