Empresas

Xiaomi quer tornar-se um dos cinco maiores produtores de carros do mundo

Xiaomi quer tornar-se um dos cinco maiores produtores de carros do mundo
getty images

A chinesa Xiaomi apresentou o seu primeiro modelo de carro elétrico e disse que pretende tornar-se um dos cinco maiores construtores de automóveis do mundo nos próximos 20 anos

A marca chinesa de produtos eletrónicos Xiaomi não se quis ficar pelos telemóveis inteligentes, televisões, ou aspiradores automáticos e apresentou o primeiro modelo de carro elétrico com a sua marca.

De acordo com notícia da agência Reuters desta quinta-feira, 28 de dezembro, a Xiaomi anunciou que o seu objetivo é tornar-se um dos cinco maiores construtores de automóveis em todo o mundo.

“Se trabalharmos muito nos próximos 15 a 20 anos, iremos tornar-nos um dos cinco maiores construtores de automóveis do mundo, disse o presidente executivo da Xiaomi, Lei Jun, na apresentação do modelo SU7 da marca, em Pequim. A ambição é propulsionar “a totalidade da indústria automóvel chinesa”.

A produção destes automóveis ficará a cargo de uma fábrica em Pequim da construtora BAIC Group, detida pelo estado chinês. Segundo a agência, estas instalações têm uma capacidade de produção anual a rondar os 200 mil automóveis.

O líder da empresa chinesa de eletrónicos quer que a Xiaomi consiga produzir “um carro de sonho” semelhante a referências ocidentais “como a Porsche e a Tesla” e que a tecnologia própria de condução automática esteja no pelotão dos esforços de desenvolvimento, disse o gestor.

A Xiaomi pretende investir mais de 9 mil milhões de euros em automóveis elétricos nos próximos 10 anos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate