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Afastar ANA da construção do novo aeroporto pode demorar mais de cinco anos

Afastar ANA da construção do novo aeroporto pode demorar mais de cinco anos
MÁRIO CRUZ

Concessionária tem três anos para apresentar alternativa se discordar da solução do Estado para o novo aeroporto da região de Lisboa. O tempo corre a favor da ANA, que só em 2029 poderá ser afastada da construção de uma nova infraestrutura

Afastar ANA da construção do novo aeroporto pode demorar mais de cinco anos

Anabela Campos

Jornalista

Não seria automático o afastamento da ANA — Aeroportos de Portugal da construção do novo aeroporto de Lisboa (NAL) caso a concessionária discordasse da proposta de localização do futuro aeroporto. Há prazos a cumprir e estão definidos no contrato de concessão assinado entre o Estado português e a francesa Vinci, a 14 de dezembro de 2012, quando o Governo de Pedro Passos Coelho privatizou a ANA por três mil milhões de euros. Serão precisos pelo menos cinco anos até que o Estado possa avançar com um concurso internacional e escolher um novo parceiro para a construção da infraestrutura.

A hipótese de concurso internacional foi, inclusive, admitida pela Comissão Técnica Independente (CTI) no relatório preliminar apresentado na semana passada, onde considerou o Campo de Tiro de Alcochete — situado maioritariamente no concelho de Benavente — a melhor localização para o NAL. Considerando o contrato de concessão da ANA um ponto-chave deste processo, a CTI abordou soluções jurídicas a aplicar em caso de discordância face à localização entre a Vinci e o Estado.

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