Exclusivo

Turismo

Das excursões em autocarro às viagens de autor: Pinto Lopes faz 50 anos e fatura €40 milhões em circuitos a 150 países

Uma foto histórica, da excursão à Europa em 1973, a primeira viagem organizada da agência Pinto Lopes
Uma foto histórica, da excursão à Europa em 1973, a primeira viagem organizada da agência Pinto Lopes
PLV

Agência portuguesa especializada em circuitos culturais por sítios especiais do globo totalizou no ano passado 800 viagens nos cinco continentes, incluindo destinos “onde tudo pode acontecer”, como Coreia do Norte, Iraque ou Arábia Saudita. Sempre a “querer dar novos mundos aos clientes”, em 2024 apresenta como novidades Venezuela e Curdistão

Tudo começou no verão de 1973, num autocarro Mercedes carregado de tendas, fogões de campanha e mantimentos para farnéis, conduzido por Joaquim Pinto Lopes, e transportando um grupo ávido de ver como era a desconhecida Europa, nesses tempos em que Portugal estava fechado ao mundo. Esta seria a primeira excursão organizada da agência Pinto Lopes Viagens, que hoje se destaca a fazer circuitos culturais exclusivos em 150 países nos cinco continentes.

“O meu pai era o guia, motorista e cozinheiro, um homem dos sete ofícios. Os portugueses de classe média não tinham nos anos 70 um salário que lhes permitisse ir a Paris ou a Londres de férias, e as famílias na altura tinham mais filhos, por isso as viagens de autocarro, e dormindo em campismo, eram a solução”, conta o filho, Rui Pinto Lopes, que atualmente dirige a agência de família. “E estamos a falar de uma época de ditadura, complicada em termos de fronteiras, em que as estradas eram más”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cantunes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate