A banca portuguesa está alerta e a monitorizar ao momento eventuais falhas relacionadas com o apagão informático global desta sexta-feira, que tem afetado ainda outras empresas, companhias aéreas, unidades de saúde e meios de comunicação social em todo o mundo.
Ao início da tarde, as fontes contactadas pelo Expresso garantiram que o “impacto foi mínimo” e que “os problemas estão resolvidos e ultrapassados”.
A generalidade dos maiores bancos do sistema não foram afetados. Determinados serviços do Crédito Agrícola e do Santander foram afetados, mas app e netbanco permaneceram sem problemas.
O Santander afirmou ao Expresso que “alguns dos serviços foram afetados por um problema informático mundial” e tiveram ser repostos. Fonte do banco sublinha que a app (aplicação do banco) e se mantiveram operacionais.
O mesmo afirma fonte oficial do Crédito Agrícola, com a ressalva de que, quando contactados, os serviços da linha direta reencaminhavam os clientes para os "canais alternativos". Pelas 11h50, o banco confirmou ao Expresso que a situação se encontrava ultrapassada.
Fontes oficiais da CGD, BCP, BPI, Novo Banco e Banco Montepio dizem ao Expresso que tudo está a funcionar e que nem app, nem netbanco foram, até ao momento, afetados.
Notícia atualizada às 14h30.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IVicente@expresso.impresa.pt