Tecnologia

Tráfego de dados na Vodafone: Taylor Swift bate recorde e ultrapassa o Benfica-Porto do ano passado

Taylor Swift - ambiente
Taylor Swift - ambiente
Rita Carmo

As dezenas de milhares de pessoas esgotaram na sexta-feira o concerto da cantora norte-americana Taylor Swift, no Estádio da Luz, bateram o recorde de tráfego de dados da Vodafone, que tinha sido registado naquele espaço a 9 de setembro de 2023, durante o jogo entre o Benfica e o Futebol Clube do Porto

Os milhares de fãs da estrela norte-americana Taylor Swift quiseram dizer ao mundo que estavam ali, e fizeram disparar o consumo de dados. “O tráfego de dados gerado pelos fãs no primeiro dia de concertos de Taylor Swift em Portugal bateu recordes na rede Vodafone, atingindo um total de 3,8 terabytes (TB) ao longo do espetáculo”, avançou a Vodafone Portugal em comunicado.

Foi batido um recorde no estádio do Benfica, superando a partilha de dados dos jogos mais populares, como é um Benfica-Porto. “A partilha de conteúdos superou o valor mais elevado que tinha sido processado até agora no Estádio da Luz pela rede da Vodafone, em 9 de setembro de 2023, durante o jogo entre o Benfica e o Futebol Clube do Porto, altura em que tinha ascendido aos 2,5 TB de dados móveis”.

Deste volume de tráfego, 47% correspondeu a utilização da rede 5G, diz a Vodafone, explicando que se trata de uma percentagem superior à que normalmente se verifica em eventos desta natureza.

O período de maior utilização do 5G durante o evento foi entre as 19h45 e as 20h15, quando o pico atingiu os 123 GB processados, coincidindo com o início da atuação da cantora Taylor Swift.

“O aumento substancial do tráfego de dados decorre não só da dimensão do evento, como do facto de o perfil de consumo dos utilizadores estar cada vez mais orientado para o recurso às aplicações em dispositivos móveis, tais como Instagram, Facebook, YouTube ou TikTok”, esclarece a operadora.

Sexta-feira decorreu o primeiro de dois concertos da artista pop em Portugal, este sábado há outro. São dois concertos entre os cerca de 90 que Taylor Swift já fez nesta “The Eras Tour”, digressão que já bateu recordes de lucro para um só artista.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate