Tecnologia

Altman não deve voltar à liderança da criadora do ChatGPT, ex-líder da Twitch é o novo nome indicado

Sam Altman - CEO da OpenAI responsável pelo ChatGPT
Sam Altman - CEO da OpenAI responsável pelo ChatGPT
Justin Sullivan

A saída de Altman da OpenAI deixa alguns funcionários preocupados com um êxodo em massa de talentos e um impacto na venda de ações. Ainda assim, o conselho de administração já terá escolhido um novo nome

O ex-presidente executivo (CEO) da tecnológica OpenAI (responsável pelo ChatGPT) não deverá voltar ao cargo, mesmo com alguma pressão interna, escreve a “Reuters”. O ex-líder da plataforma Twitch, Emmett Shear, será o novo CEO, segundo noticiam vários meios, incluindo a Bloomberg.

O conselho de administração da OpenAI resolveu demitir Sam Altman, na semana passada, por ter faltado à verdade em assuntos que não foram especificados. Segundo o comunicado, Sam Altman “nem sempre foi sincero a comunicar” com o mais alto órgão da empresa, ferindo a sua capacidade “de exercer as suas responsabilidades”. A empresa “deixou de confiar na sua capacidade para continuar a liderar” o projeto de inteligência artificial.

A decisão de não reintegrar Altman, também membro do conselho de administração, atrapalha alguns esforços de investidores e funcionários da empresa por trás do ChatGPT para estabilizar a situação, pois receiam que a sua demissão repentina possa levar a um êxodo em massa de talentos e impactar uma venda de ações de 86 mil milhões de dólares.

Segundo a agência de notícias, logo no dia em que foi anunciada a saída de Altiman, alguns funcionários saíram logo da sede da OpenAI em São Francisco. O próprio presidente, Greg Brockman, também renunciou ao cargo após a demissão de Altman.

A nomeação de Shear também significa que Mira Murati não permanecerá como CEO interina. Shear foi cofundador do Twitch e deixou a plataforma de streaming de vídeo ao vivo de propriedade da Amazon no início deste ano.

Na eventualidade de o conselho de administração voltar atrás na sua decisão - ao que tudo indica, é improvável que aconteça - e Altman voltar à OpenAI, a Microsoft poderá assumir um papel no conselho de administração, com ou sem poder de voto.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate