As ligações para notícias vão passar a aparecer de forma diferente na rede social X, de forma a incentivar os utilizadores a subscreverem o serviço premium.
As notícias partilhadas passarão a aparecer apenas com uma imagem, quando hoje a partilha reúne automaticamente dados como o título, imagem, um pequeno resumo na parte inferior, e a própria ligação para a notícia, segundo a Reuters.
A alteração nasceu da decisão pessoal de Elon Musk, líder da rede social anteriormente conhecida como Twitter, que diz ser uma medida para aumentar o número de publicações a aparecer de uma só vez no ecrã, e para reduzir o clickbait (forma de atrair potenciais leitores a clicar na notícia através de títulos incompletos ou enganosos).
A medida poderá levar os utilizadores e meios de comunicação a subscrever o serviço premium. Segundo avançaram fontes à revista Fortune, na ausência de metadados, os meios de comunicação poderão ter necessidade de usar mais carateres para dar a informação que desaparece. O que motiva mais tráfego para os seus respetivos sites.
Os utilizadores, por sua vez, poderão querer contextualizar mais as suas partilhas. Tanto as contas institucionais como as pessoais poderão, assim, ser levadas a assinar o serviço premium, que permite textos até 25 mil carateres.
A assinatura premium do X permite, entre outras valências, publicar textos até 25 mil carateres, vídeos mais longos, e permite promover as publicações na página principal.
Estas mudanças terão impacto nas empresas de media, que poderão ver o tráfego proveniente do X diminuir.
Segundo Musk, a rede tinha em julho 540 milhões de utilizadores mensais.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt