Imobiliário

Preços das casas em Portugal subiram 7,9% no final de 2023

Preços das casas em Portugal subiram 7,9% no final de 2023

No último trimestre do ano passado os preços por metro quadrado (m2) da habitação em Portugal fixaram-se em 1619 euros. Face ao terceiro trimestre do ano houve uma descida de 1,3%, mas em relação ao mesmo período de 2022 os preços subiram 7,9%

No último trimestre do ano passado os preços por metro quadrado (m2) das casas vendidas aumentaram em Portugal, para 1619 euros, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta terça-feira.

Face ao terceiro trimestre do ano houve uma descida de 1,3%, mas em relação ao mesmo período de 2022 os preços subiram 7,9%. Apesar da subida, o ritmo de crescimento dos preços abrandou, uma vez que, no trimestre anterior, se tinha registado um aumento de 10%.

De acordo com o INE, o preço mediano da habitação em relação ao período homólogo de 2022, subiu em 23 das 26 sub-regiões NUTS III, destacando-se o Oeste com o maior crescimento (16,7%). Por outro lado, o Douro registou a maior queda (-15%).

Tal como em trimestres anteriores, o Alto Alentejo apresentou o menor preço mediano de venda de alojamentos familiares (520 euros por m2), destaca ainda o gabinete estatístico.

O INE indica ainda que, no total do ano passado, o preço mediano dos alojamentos familiares em Portugal foi 1611 euros por m2, o que compara com 1484 euros por m2 em 2022.

Estrangeiros pagam mais em Lisboa e Porto

O INE refere ainda que “as seis sub-regiões com preços medianos da habitação mais elevados – Grande Lisboa, Algarve, Área Metropolitana do Porto, Região Autónoma da Madeira, Alentejo Litoral e Península de Setúbal – apresentaram também os valores mais elevados em ambas as categorias de domicílio fiscal do comprador (território nacional e estrangeiro)”.

Nas duas maiores regiões, Lisboa e Porto, o preço mediano das transações efetuadas por compradores com domicílio fiscal no estrangeiro superou, respetivamente em 65% e 69,8%, o preço das transações por compradores que vivem no país.

O INE detalha que na Grande Lisboa o preço mediano das habitações compradas por estrangeiros foi de 4415 euros por m2, enquanto o das casas compradas por residentes no país foi de 2675 euros por m2. Já no Porto no primeiro caso registou-se um preço mediano de 2973 euros por m2 e no segundo 1751 euros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate