Exclusivo

Energia

Dia Mundial da Energia: conheça 15 conceitos que descodificamos para não ficar às escuras

Dia Mundial da Energia: conheça 15 conceitos que descodificamos para não ficar às escuras
Foto Reuters

Do autoconsumo aos CIEG, dos ciclos combinados à dívida tarifária, o mundo da energia é complexo. Aproveitamos o Dia Mundial da Energia para descodificar alguns termos relevantes no léxico deste tema

Dia Mundial da Energia: conheça 15 conceitos que descodificamos para não ficar às escuras

Miguel Prado

Editor de Economia

Há mais de quatro décadas que Portugal assinala a 29 de maio o Dia Mundial da Energia (que também é celebrado noutras geografias em datas distintas) e este ano a data serviu de pretexto para 21 organizações em Portugal, lideradas pela APE - Associação Portuguesa da Energia, assinarem uma declaração conjunta sublinhando o seu compromisso com a transição energética.

Da biomassa às empresas de gás, das petrolíferas às elétricas, das renováveis às cogerações, foram várias as entidades que se associaram no que o presidente da APE qualifica como “um momento único no sector energético, evidenciando a força associativa e mostrando vontade de convergir para a construção das soluções do futuro”. As organizações defendem uma transição “eficaz, justa e sustentável”.

Também no quadro deste dia, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e a associação Entrajuda celebraram um protocolo que visa combater a pobreza energética, através de iniciativas de divulgação de informação junto de instituições de solidariedade social e do público em geral.

No Expresso escolhemos uma dezena e meia de ideias e conceitos que marcam o dia-a-dia do setor energético, procurando descodificá-los. É uma seleção feita a partir das expressões que temos vindo a abordar na newsletter +Energia, newsletter exclusiva para os nossos assinantes, enviada quinzenalmente à quinta-feira.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate