A rede de postos de carregamento da Mobi.E fez mais de 399.500 carregamentos durante o mês de janeiro, mais 62% do que em janeiro do ano passado, anunciou esta sexta-feira, 9 de fevereiro, a entidade pública.
Em comunicado, a empresa responsável pela gestão da rede de postos de carregamento de veículos elétricos calculou em 7.816.000 kilowatts hora (KWh) o consumo energético nesse mês, mais 82% do que em janeiro de 2023.
Cerca de 67.400 condutores usaram a rede de carregamentos em janeiro, mais 63% na comparação com o mês homólogo, tendo cada um realizado em média seis carregamentos.
Em relação à dimensão da rede, a Mobi.E fechou janeiro com perto de 4500 postos de carregamento e acima de 8000 pontos de carregamento de acesso público, contabiliza a entidade. O total de postos de carregamento rápidos ou ultrarrápidos era, no fim de janeiro, de 1650, cerca de 37% da rede.
Por cada 100 quilómetros de rodovia há, neste momento, em média, 69 tomadas, e por cada 100 mil habitantes a média é hoje de 94 tomadas.
A Mobi.E chama a atenção para a potência da rede, “atualmente superior a 215.500 kW, 7% acima do objetivo proposto no regulamento europeu “Alternative Fuel Infrastructure” Regulation””.
“Quanto ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, em janeiro foram poupadas cerca de 6.000 toneladas de CO2 [dióxido de carbono]. Seriam necessárias mais de 115 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono”, calcula a Mobi.E.
A Mobi.E, criada em 2015, é uma empresa pública com a responsabilidade da gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico. A rede em 2023 bateu novamente recordes no número de utilizadores, carregamentos e energia consumida, sublinhando a crescente popularização dos automóveis elétricos em Portugal que, por cá, superam já as vendas dos veículos a diesel.
Só não há mais porque, segundo um inquérito da Mobi.E, o principal fator que está a impedir os residentes em Portugal de escolher comprar um elétrico é ainda o preço.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt