Grupo EDP expande-se para a Austrália
A EDP Renováveis comprou uma empresa australiana do setor. Parte do portefólio adquirido só entra em operação em 2026
A EDP Renováveis comprou uma empresa australiana do setor. Parte do portefólio adquirido só entra em operação em 2026
Jornalista
O grupo EDP expandiu-se para a Austrália, tendo adquirido uma empresa local (ITP Development), numa tentativa de aproveitar as “perspetivas de crescimento das energias renováveis no país”, segundo anunciado em comunicado, divulgado esta segunda-feira.
No país, a EDP Renováveis vai concentrar “os seus esforços no desenvolvimento de projetos eólicos e solares de grande escala, combinados com soluções inovadoras de armazenamento”. Assim, “é adicionado uma carteira de mais de 1,5 GW [gigawatts] de capacidade em projetos eólicos e solares com opções de armazenamento de energia em várias etapas de desenvolvimento, a ser desenvolvidos no leste da Austrália, em particular em Nova Gales do Sul e em Queensland”, indica a nota.
O portefólio em causa inclui um projeto solar fotovoltaico de 480 MWp (megawatts-pico) e um projeto de armazenamento de energia de 200 MW em Queensland que deverá entrar em operação em 2026.
Atualmente, a Austrália conta com 38% de produção de eletricidade proveniente de fontes renováveis, mas tem como objetivo alcançar os 82% até 2030 e substituir completamente o carvão por fontes renováveis até 2040.
O grupo EDP está presente na região Ásia-Pacífico desde 2022, sendo que a EDP Renováveis já instalou 1,3 GWp (gigawatts-pico) em capacidade solar em toda a região.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt