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ERSE recusa pôr consumidores a pagar custos de litígios da REN por causa do ‘apagão’ de 2021

ERSE recusa pôr consumidores a pagar custos de litígios da REN por causa do ‘apagão’ de 2021
Foto: Getty Images

O incidente de 24 de julho de 2021 que deixou parte do país às escuras levou a REN a aplicar penalizações de 7 milhões de euros a várias indústrias que deviam ter reduzido as suas potências e não o fizeram. Algumas dessas empresas contestaram em tribunal. A REN quer recuperar os encargos do contencioso nas tarifas de eletricidade… mas a ERSE recusa

ERSE recusa pôr consumidores a pagar custos de litígios da REN por causa do ‘apagão’ de 2021

Miguel Prado

Editor de Economia

A 24 de julho de 2021 Portugal e Espanha tiveram um dos momentos mais críticos em vários anos na sua rede elétrica: um incidente na rede francesa provocou um desvio de frequência do lado de cá dos Pirinéus, que levou a um ‘apagão’ parcial no abastecimento de eletricidade na Península Ibérica. Quase dois anos e meio depois, esse episódio ainda mexe com a REN – Redes Energéticas Nacionais: a empresa viu o regulador da energia recusar a sua pretensão de repercutir nos consumidores de eletricidade os custos com o contencioso jurídico que tem tido com um conjunto de empresas que não reduziram, como deviam ter feito, a sua potência naquele dia de 2021, e que, por isso, foram sujeitas a penalizações de vários milhões de euros.

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