A EDP Renováveis atingiu a marca de 1 gigawatt (GW) de capacidade instalada em projetos solares na região Ásia-Pacífico, onde entrou em fevereiro de 2022, com a compra da Sunseap, de Singapura. Na altura da aquisição, a Sunseap já tinha 480 megawatts (MW) instalados, volume que entretanto mais do que duplicou.
Da capacidade de 1 GW agora alcançada, 47% dizem respeito a parques solares em grande escala e 53% a projetos de energia solar descentralizada, instalados em edifícios de empresas ou em prédios residenciais, indica a EDP Renováveis em comunicado.
De acordo com a empresa, a EDP tem agora 510 MW instalados no Vietname, 313 MW em Singapura, 106 MW na China, 48 MW em Taiwan e 25 MW noutras geografias asiáticas.
“A energia solar descentralizada é um dos segmentos de crescimento mais rápido na Ásia-Pacífico, prevendo-se que a capacidade instalada triplique até 2026, num crescimento sustentado pelo aumento dos objetivos de descarbonização na região”, acrescenta a empresa.
“Este marco significativo de atingir 1 GW sublinha o nosso compromisso de acelerar a transição energética na região da Ásia-Pacífico. Continuamos a ver novas oportunidades de investimento atrativas”, afirma Miguel Stilwell de Andrade, presidente executivo da EDP, citado no mesmo comunicado.
O plano estratégico da EDP prevê globalmente investimentos de 25 mil milhões de euros entre 2023 e 2026, e o desenvolvimento de mais de 17 GW de projetos de energia renovável. A região Ásia-Pacífico irá absorver 7% do investimento.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt