Energia

Carregamentos de carros na rede Mobi.E aumentam 73% em agosto e renovam recorde

Carregamentos de carros na rede Mobi.E aumentam 73% em agosto e renovam recorde
D.R.

A rede Mobi.E registou em agosto mais de 406 mil carregamentos de automóveis elétricos, um crescimento homólogo de 73%, reportou a empresa pública

O número de carregamentos de automóveis elétricos na rede Mobi.E aumentou 73% em agosto em relação ao mês homólogo para os 406.728 carregamentos, reportou esta quarta-feira, 13 de setembro, a empresa pública de mobilidade elétrica.

No que toca aos consumos de energia, a rede Mobi.E também superou um recorde anterior com 6,93 gigawatt hora (GWh) registados em agosto. Face ao mês homólogo, o consumo quase duplicou, com uma subida de 91%.

“O contínuo crescimento da rede é um dos principais fatores que contribuem para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas elétricas”, justifica a empresa.

Contabilizavam-se ao fim de agosto 5043 postos (localizações), entre os quais 3827 públicos, que disponilizavam um total de 8204 pontos de carregamento.

Entre o total de postos de carregamento, 1379 eram rápidos ou ultrarrápidos.

A potência da rede, por sua vez, ficou acima dos 211.820 kW, “12% superior ao objetivo proposto no regulamento europeu “Alternative Fuel Infrastructure” Regulation” (AFIR)”, especifica a Mobi.E.

No que vai do ano até agosto, “utilizaram a rede nacional de carregamento mais de 133 mil condutores, uma subida de 61% face a 2022”, segundo a empresa pública, com uma média de 20 carregamentos por utilizador de janeiro a agosto.

“Quanto ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, de janeiro a agosto deste ano já foram poupadas mais de 32.500 toneladas de CO2. Tal significa que seriam necessárias mais de 543 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono”, explicou a empresa.

A Mobi.E acrescentou ainda que “existem atualmente 50 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 68 tomadas, em média”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate