A empresa portuguesa Powerdot vai fornecer nos próximos dois anos um total de 600 dispositivos de carregamento de veículos elétricos à Biedronka, a empresa de supermercados que o grupo português Jerónimo Martins tem na Polónia.
Cada um dos equipamentos, com uma potência de 120 kilowatts (kW), permitirá carregar em simultâneo até três veículos elétricos e híbridos, com cargas rápidas (20 a 30 minutos), informou a Powerdot em comunicado.
“As duas empresas esperam que as primeiras estações sejam inauguradas já nas próximas semanas, em Varsóvia, com um total de 150 dispositivos a serem ativados para uso público ainda este ano, e os restantes 450 a serem implementados, por todo o país, ao longo de 2024”, refere o mesmo comunicado.
O projeto, que leva até à Polónia o conhecimento português nesta área, resultará na triplicação – em apenas alguns meses -, da atual infraestrutura existente de carregamento rápido para carros elétricos no país, refere ainda a Powerdot.
A empresa portuguesa, fundada em 2018 por Luís Santiago Pinto e José Sacadura, tem atualmente cerca de 140 trabalhadores e, além de Portugal, opera em Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo e Polónia.
Ao Expresso, José Sacadura indicou que até ao final do ano a Powerdot espera chegar aos 180 trabalhadores. Atualmente a empresa opera cerca de 2 mil pontos de carregamento de veículos elétricos nos vários mercados em que está presente, incluindo um milhar em Portugal.
A expansão internacional da empresa arrancou em 2020, com a entrada em França, seguida de Espanha.
Em maio de 2022 o fundo francês Antin adquiriu uma participação na Powerdot, injetando 150 milhões de euros na empresa portuguesa, até então controlada pela portuguesa Arié Investimentos. Os sócios fundadores, José Sacadura e Luís Santiago Pinto, permanecem na empresa, embora com participações minoritárias.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt