Energia

“A indústria das baterias durante décadas prometeu demasiado e não cumpriu”, admite cofundador da Northvolt

6 maio 2023 9:02

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Ana Baião

Ana Baião

Fotojornalista

Paolo Cerruti cofundou em 2016 a Northvolt, que hoje tem uma carteira de encomendas de €50 mil milhões

Em entrevista ao Expresso, Paolo Cerruti, cofundador da Northvolt e antigo gestor da Tesla, analisa os desenvolvimentos da indústria das baterias e as perspetivas da Northvolt perante a concorrência chinesa

6 maio 2023 9:02

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Ana Baião

Ana Baião

Fotojornalista

Paolo Cerruti diz estar convencido de que a Europa conseguirá desenvolver a sua própria indústria de baterias, apesar da ofensiva norte-americana para captar investimentos industriais. O cofundador da Northvolt admite também seguir com atenção os desenvolvimentos vindos da China nesta área.

O fabrico chinês de baterias na Europa será uma ameaça à sustentabilidade do negócio da Northvolt?

Por definição, devemos levar muito a sério todos os investimentos chineses. Eles conseguem fazer as coisas muito rapidamente e têm acesso a muito capital. Estamos ainda num contexto em que há mais procura do que oferta. Penso que não estamos no ponto em que a sobrevivência deles significa a nossa morte, ou vice-versa, pois há espaço. A concorrência é saudável, porque criará um ecossistema. Se queremos mesmo que esta indústria seja bem-sucedida na Europa, precisamos de captar a cadeia de fornecimento.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.