Energia

União Europeia prolonga por um ano meta de redução de 15% de procura de gás

União Europeia prolonga por um ano meta de redução de 15% de procura de gás
getty

A redução do consumo de gás pelos 27 em 15% é prolongada por mais um ano. Os ministros da Energia dos Estados-Membros aprovaram a continuação da meta voluntária de poupança até março de 2024

Os ministros da Energia da União Europeia (UE) concordaram esta terça-feira, 28 de março, em prolongar por um ano a meta voluntária de redução de 15% de procura e consumo de gás pelos Estados-membros, que terminava já em abril.

O Conselho da UE mantém ainda a possibilidade de desencadear um “alerta da União” sobre a segurança de aprovisionamento, ao abrigo do qual esta redução se tornaria obrigatória.

Os ministros da UE consideraram que a crise energética desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, ainda não está ultrapassada, razão pela qual o regulamento foi prorrogado por um ano - de 1 de abril até 31 março de 2024.

A redução deve ser calculada em função do consumo médio entre 1 de abril de 2017 e 31 de março de 2022, podendo cada Estado-membro escolher as medidas através das quais pretendem atingir a meta de redução de 15%.

Em julho de 2022, o Conselho da UE concluiu um primeiro acordo político de redução da procura e consumo de gás em 15% entre agosto de 2022 e abril de 2023.

Segundo dados de Bruxelas, o consumo de gás natural recuou, em média, 19,3% entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, o que permitiu recuperar a capacidade de armazenamento e manter os preços baixos, após estes terem disparado para máximos históricos devido à guerra.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate