Exclusivo

Bolsa e Mercados

Juros da dívida portuguesa entre os cinco mais baixos da zona euro

Juros da dívida portuguesa entre os cinco mais baixos da zona euro
TIAGO MIRANDA

Os juros das Obrigações do Tesouro português a 10 anos abriram esta sexta-feira em 2,742%, abaixo dos registados para a Áustria e Bélgica, estando entre os cinco mais baixos na zona euro, depois de o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, ter apresentado a proposta de Orçamento do Estado para 2025

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos já estão entre os cinco mais baixos da zona euro. Na abertura da sessão desta sexta-feira, depois da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2025, os juros das Obrigações do Tesouro português naquele prazo de referência estão em 2,742%, abaixo dos registados para a Áustria (2,744%) e da Bélgica (2,847%). O grupo dos juros mais baixos é, atualmente, integrado pela Alemanha (cujo custo da dívida a 10 anos serve de referência), Países Baixos, Irlanda, Finlândia e Portugal.

Com o nível atual de juros e de prémio de risco exigido pelos investidores, a dívida portuguesa já faz parte do grupo do ‘centro’ da zona euro, com o spread abaixo de 50 pontos-base (meio ponto percentual). O prémio de risco da dívida portuguesa (o diferencial face aos juros da dívida alemã que é exigido pelos investidores) é atualmente de 49,5 pontos-base, menos de meio ponto percentual.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate