O prémio de risco exigido pelos investidores para comprar dívida portuguesa de longo prazo deverá cair para 30 pontos-base (0,3 pontos percentuais) em junho de 2025. Isso significa que o spread em relação ao custo de financiamento da dívida alemã baixa para três décimas, registando um mínimo desde fevereiro de 2008. Se a projeção se concretizar, o risco do país descerá para o mais baixo em 17 anos.
Segundo as projeções do portal World Government Bonds (WGB) para junho de 2025, os juros a 10 anos dos títulos alemães deverão subir para 2,48%, enquanto os relativos às obrigações do Tesouro português terão subido para 2,78%.O prémio de risco é a diferença entre os dois níveis de juros, que fechou 2024 em 48 pontos-base, ligeiramente menos do que meio ponto percentual.
Na corrida para os juros mais baixos na zona euro, a posição portuguesa piora ligeiramente em 2025. No final de 2024, os juros portugueses a 10 anos estavam em sexto lugar no ranking dos mais baixos, depois da Alemanha, Países Baixos, Irlanda, Finlândia e Áustria. E, claramente, abaixo dos da Bélgica, Espanha, França, Grécia e Itália, por exemplo. No final do primeiro semestre de 2025, segundo as projeções do WGB, terão descido para a sétima posição, em virtude da melhoria surpreendente da situação na Croácia, com os juros a caírem para 2,53%, os mais baixos logo a seguir à Alemanha.
As projeções do WGB referidas neste artigo foram geradas a 30 de dezembro de 2024.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt