Contas Públicas

Ministro das Finanças promete excedente orçamental este ano e em 2025

Ministro das Finanças promete excedente orçamental este ano e em 2025
André Kosters/Lusa

Joaquim Miranda Sarmento aponta para um valor entre 0,2 e 0,3% do Produto Interno Bruto e avisa que o Governo não vai abdicar das propostas que estão no programa

O ministro das Finanças prevê um excedente orçamental em 2024 e também no próximo ano, “provavelmente” entre 0,2 e 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), indicou em entrevista à RTP na quinta-feira à noite.

“As medidas que o Governo já tomou e as que pretende tomar até ao final do ano e no próximo ano permitem-nos, à data de hoje, com as previsões que existem para a economia portuguesa, dizer que iremos apresentar um excedente orçamental este ano e um orçamento para 2025 que também terá uma previsão de excedente orçamental, provavelmente em torno de 0,2, 0,3 do PIB”, afirmou Joaquim Miranda Sarmento.

À margem de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro no Luxemburgo, o ministro sublinhou que o “objetivo” passa sempre por “ter contas públicas equilibradas”, garantindo que “o programa de Governo é compaginável com esse equilíbrio orçamental”.

Quanto às medidas aprovadas no Parlamento, Miranda Sarmento diz que o orçamento para 2025 já está a ser trabalhado e que, mais tarde, haverá diálogo “com todos os partidos que têm representação parlamentar”. “Não nos peçam é para abdicar de propostas que estão no programa do Governo, que foi sufragado pelos portugueses e aprovado no Parlamento, por propostas da oposição”, declarou.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate