O crescimento económico mundial deverá subir ligeiramente para 3,3% em 2025 e 2026, segundo a atualização de previsões do Fundo Monetário Internacional publicada esta sexta-feira, que deixa vários avisos a Trump e à Zona Euro
O crescimento económico mundial vai subir ligeiramente em 2025 e 2026. Vai ser uma décima mais do que o ritmo de 2024. A atualização das previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicada esta sexta-feira, aponta para uma estabilização do crescimento do PIB mundial em 3,3% este ano e no próximo.
Estamos longe de qualquer euforia, com o crescimento previsto para o curto e médio prazos claramente abaixo da média de 3,7% durante duas décadas antes da pandemia. “Um crescimento estável mas sem brilho”, diz o documento do Fundo. Mas, mesmo assim, os economistas do Fundo estão mais otimistas do que estavam em outubro passado, quando se esperava que a taxa de crescimento mundial em 2025 ficasse pelos 3,2%, tal como se estima para 2024.
As novas previsões são publicadas antes da tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e antecedem o início do World Economic Forum em Davos que, este ano, conta com a presença de 60 chefes de Estado e de governo.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt