Economia

Luís Guerreiro está de saída: Governo nomeia José Pulido Valente para liderar IAPMEI e “melhorar o nível de serviço com as empresas”

Luís Guerreiro está de saída: Governo nomeia José Pulido Valente para liderar IAPMEI e “melhorar o nível de serviço com as empresas”
Foto JOSÉ COELHO/LUSA

O ministro da Economia, Pedro Reis, terá justificado a demissão com a vontade de imprimir uma nova dinâmica ao IAPMEI. Luís Guerreiro iria cumprir este sábado o seu primeiro ano de mandato

O Ministério da Economia anunciou esta quarta-feira que José Pulido Valente vai ser designado para liderar a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), em substituição do até então presidente, Luís Guerreiro, com o objetivo de “dar um novo impulso a este organismo”.

“Inicia-se assim uma nova etapa do IAPMEI, focada na necessidade de melhorar o nível de serviço com as empresas e a eficiência da instituição, bem como a celeridade na avaliação e resposta aos programas de incentivo em curso”, refere o gabinete de imprensa de Pedro Reis, em comunicado.

Com a entrada do novo responsável, Luís Guerreiro cessará funções a quatro dias de cumprir o seu primeiro ano mandato. Segundo avança o jornal Público, o ministro da Economia convocou o líder da agência na passada terça-feira, para o informar de que seria dispensado.

Pedro Reis terá justificado a demissão com a vontade de imprimir uma nova dinâmica ao IAPMEI. A direção, que tem quatro lugares, fica agora reduzida à vice-presidente Sara Carrasqueiro e ao vogal Nuno Gonçalves. Ambos estão em situações frágeis: a primeira em substituição e o segundo com mandato expirado.

José Pulido Valente é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e tem uma carreira feita na área da banca. Foi bolseiro da Hans Seidel Stifung, em Munique, é pós-graduado em Direito Comunitário e em Direito da Internet. Concluiu ainda o INSEAD Eureko Program e o programa de alta direção de empresas da AESE.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mcdias@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate