NET.mede fez 136 mil testes à velocidade dos acessos à internet durante o primeiro trimestre de 2024

Durante este período foram efetuados, em média, quase 1500 testes diários, menos 25% do que no mesmo período do ano passado
Durante este período foram efetuados, em média, quase 1500 testes diários, menos 25% do que no mesmo período do ano passado
Jornalista
Um relatório do NET.mede, um serviço da ANACOM, revelou esta segunda-feira que nos primeiros três meses deste ano foram realizados cerca de 136 mil testes de velocidade em Portugal. Este valor significa uma média de 1499 testes por dia, embora represente um decréscimo de 11% em relação o trimestre anterior e uma redução de 25% relativamente ao período homólogo. A maioria destes testes, cerca de 67% foi efetuada em ligações residenciais fixas e 22% em redes móveis.
As ligações fixas residenciais registaram a maior utilização entre as 16 e as 22 horas, enquanto as ligações móveis foram mais frequentemente testadas entre as 14 e as 21 horas. Esta situação difere do trimestre anterior, em que as manhãs (entre as 10 horas e as 12 horas) registavam uma atividade de teste significativa.
Os testes foram realizados em quase todos os concelhos, sendo que apenas cinco não registaram qualquer teste em ligações fixas residenciais. Os testes à rede móvel foram efetuados em 286 dos 308 concelhos. A área metropolitana de Lisboa, lidera as regiões em número de testes efetuados, quer em ligações fixas, quer em ligações móveis, seguida da região Norte.
A velocidade média de download para conexões fixas atingiu 177 megabits por segundo (mbps), enquanto as redes móveis 5G registaram uma velocidade média de download de 126 mbps. Ao isolar os testes realizados diretamente na rede móvel por meio da aplicação, a velocidade média de download foi de 54 mbps, a velocidade de upload foi de 14 mbps e a latência foi de 30 milissegundos. Para estes testes específicos de 5G, a velocidade média de download aumentou para 126 mbps, a velocidade de upload para 26 mbps e a latência diminuiu para 26 milissegundos.
Em comparação com o período homólogo, as ligações residenciais fixas registaram um aumento de 34% na velocidade de transferência e um aumento de 10% na velocidade de upload, embora a latência tenha permanecido inalterada. As conexões móveis também melhoraram, com um aumento de 12% na velocidade de download, um aumento de 27% na velocidade de upload e uma redução de 3% na latência.
As regiões autónomas dos Açores e da Madeira registaram as velocidades medianas de download mais elevadas para as ligações fixas, ultrapassando os 200 Mbps. Em contrapartida, a Península de Setúbal registava as velocidades medianas de upload mais baixas, com 76 Mbps. A área da Grande Lisboa apresenta a latência mediana mais baixa, com 9 milissegundos, enquanto os Açores e a Madeira apresentam as latências mais elevadas, com 28 milissegundos e 22 milissegundos, respetivamente.
Mais de metade dos municípios (58%) registaram velocidades medianas de download acima de 100 Mbps para ligações fixas, um aumento significativo em relação aos 17 municípios no início de 2021. Em termos de velocidades de upload, 82% dos municípios registaram velocidades medianas superiores a 50 Mbps. Vila Nova de Gaia destacou-se com uma mediana de velocidade de download superior a 200 Mbps (205 Mbps), enquanto Sintra teve a maior mediana de velocidade de upload com 99 Mbps.
Nas ligações móveis, a melhor mediana de velocidade de download foi registada na Madeira (28 Mbps), enquanto a melhor mediana de velocidade de upload foi registada na Grande Lisboa (11 Mbps). As velocidades medianas de download e upload mais baixas registaram-se nas regiões do Algarve e Oeste e Vale do Tejo. As melhores latências móveis foram observadas na Península de Setúbal (30 milissegundos) e na Grande Lisboa (31 milissegundos), e as piores nos Açores (54 milissegundos).
Em termos globais, 42% dos municípios atingiram uma velocidade mediana de download móvel superior a 20 Mbps, acima dos 38% registados no 1.º trimestre de 2023. No que respeita ao upload, 35% dos municípios registaram velocidades medianas superiores a 10 Mbps. Sintra voltou a destacar-se como o município com os melhores resultados no teste de velocidade móvel, registando 53 Mbps para download, 21 Mbps para upload e 27 m milissegundos para latência.
O serviço NET.mede foi disponibilizado em dezembro de 2013 pela ANACOM e permite aos consumidores testar a sua velocidade de ligação à internet ao comparar a velocidade obtida com a velocidade máxima contratada junto do prestador de serviço. Os testes efetuados no website providenciam informações de download e upload, e sobre o delay da ligação do utilizador.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt