Economia

Altice avança na venda dos negócios de media em França ao grupo CMA CGM

Patrick Drahi
Patrick Drahi
luís barra

Patrick Drahi iniciou negociações exclusivas para a venda da Altice Media, detentora das reconhecidas marcas de media BFM e RMC e do maior grupo de media francês. O comprador é o grupo CMA CGM e em causa está um negócio de 1,55 mil milhões de euros

A Altice France está mais próxima de vender a sua operação de media, um dos ativos que anunciou que poderia alienar para aliviar o peso da dívida do grupo, no montante de quase 60 mil milhões de euros.

Esta sexta-feira foi anunciado que o grupo tinha avançado com negociações exclusivas com o grupo CMA CGM, da família Saadé, proprietária da Merit France, para venda da totalidade do capital da Altice Media.

Em cima da mesa está uma oferta de 1,55 mil milhões de euros. A Altice Media é o principal grupo de media francês, com televisão, rádio e digital. Tem canais de informação, documentários e entretenimento.

A venda de parte dos ativos do grupo Altice France faz parte de um processo mais amplo de venda de ativos que envolve a Altice Dominicana e a Altice Portugal, neste momento a ser avaliado por Patrick Drahi, que terá três propostas em cima da mesa.

O fundador e dono da Altice, Patrick Drahi, citado pela Lusa, "saúda o incrível sucesso da Altice Media e agradece calorosamente os seus dirigentes e colaboradores, e em particular os jornalistas, equipas técnicas e de produção e as equipas comerciais".

E "expressa toda a sua confiança em Rodolphe Saadé [o futuro comprador], com quem mantém relações estreitas e amigo por muitos anos, à sua família, à CMA CGM e à Merit France, para continuar a investir e desenvolver a Altice Media para permitir que a BFM e a RMC, e as suas equipas, continuem suas missões essenciais".

A operação, "que estará sujeita às habituais condições prévias e à obtenção de autorizações requisitos regulamentares aplicáveis, deverá ser finalizada durante o verão de 2024", refere a Altice France, no comunicado.

"Antes deste anúncio, a Altice France designou a Altice Media como uma subsidiária irrestrita sob a sua documentação financeira", acrescenta.

Desde a criação da BFMTV sob a liderança de Alain Weill, mais o seu "fortalecimento dentro do grupo Altice desde 2015, a Altice Media com BFM, RMC e todas as suas marcas tornou-se num ator de media forte e inovador, essencial para a França, os seus cidadãos e as suas regiões, útil para o debate público, com uma exigência ética e pluralismo constantes", refere a empresa.

Nos últimos 10 anos, a Altice Media registou um crescimento "excecional", passando de 350 para 900 jornalistas, faturação anual de 195 milhões de euros para 362 milhões de euros e um resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) de 40 a 112 milhões de euros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate