Taxa de inflação na zona euro sobe para 2,9% em dezembro
A inflação na zona euro acelerou em dezembro para os 2,9%, face aos 2,4% de novembro. Portugal, com 1,8%, apresentou a sétima taxa mais baixa
A inflação na zona euro acelerou em dezembro para os 2,9%, face aos 2,4% de novembro. Portugal, com 1,8%, apresentou a sétima taxa mais baixa
A taxa de inflação homóloga da zona euro acelerou em dezembro para os 2,9%, face aos 2,4% de novembro, segundo uma estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat, interrompendo a tendência em baixa dos últimos sete meses.
Segundo o serviço estatístico da União Europeia, os produtos alimentares, o álcool e o tabaco compõem a componente que apresentou a taxa anual mais elevada em dezembro (6,1%, em comparação com 6,9% em novembro). Seguem-se os serviços (4%, estável em comparação com o mês anterior), os bens industriais não energéticos (2,5%, em comparação com 2,9% em novembro) e a energia (-6,7%, em comparação com -11,5% em novembro).
Na zona euro, o Eurostat aponta para um abrandamento em dezembro na taxa de inflação subjacente (a que calcula a evolução dos preços sem ter em conta os elementos mais voláteis) para os 3,4%, valor que compara com os 3,6% de novembro de 2023.
Em dezembro de 2022, a taxa de inflação homóloga da zona euro era de 9,2%.
Entre os 20 países da zona euro, Portugal apresentou a sétima taxa de inflação (1,8%) homóloga mais baixa em dezembro. A menor inflação encontrou-se em Itália e na Bélgica (ambas 0,5%), enquanto a maior taxa foi registada na Áustria (5,7%).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt